A Importância da Comunicação Eficaz. -Através dos anos, vieram à Igreja instruções divinas sobre a importância do uso dos modernos meios de comunicação de massa na disseminação do evangelho. Temos sido aconselhados:
"Devemos utilizar todos os meios possíveis para levar a luz diante do povo. Utilize-se a imprensa e todo meio de propaganda para chamar a atenção para o trabalho." -Testimonies, vol. 6, pág. 36.
"Descobrir-se-ão meios para alcançar os corações. Alguns dos métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram usados na mesma no passado." -Evangelismo, pág. 105
Organização
A organização deste ministério requer a adesão e o apoio de todo obreiro denominacional, de todo membro e de toda instituição adventista do sétimo dia. O Departamento de Comunicação promove o uso de um bem fundado programa de relações públicas e todas as técnicas modernas e meios de comunicação, para a difusão do evangelho eterno. Ele requer a eleição de um(a) diretor(a) de Comunicação em cada igreja local, e, onde for necessário, uma Comissão de Comunicação.
O Trabalho do(a) Diretor(a) de Comunicação
O(a) diretor(a) de comunicação da igreja tem a responsabilidade de reunir e difundir notícias. Ao surgirem oportunidades, apresentará pessoas de interesse em programas de entrevistas no rádio e na televisão, e tomará providências para prestar informações sobre tais pessoas. Fará todo o esforço possível para manter um relacionamento de amizade e cooperação com os editores e outras pessoas ligadas aos meios de comunicação. (Ver Notas, #15, pág. 129.)
O(a) diretor(a) de Comunicação colaborará com o(a) diretor(a) de Comunicação da Associação/Missão na execução dos planos do Campo local e apresentando os relatórios solicitados. Também apresentará relatórios periódicos nas reuniões administrativas da igreja.
A Comissão de Comunicação
Numa igreja grande, uma comissão de Comunicação poderá lidar mais adequadamente com as muitas facetas do programa de relações públicas e comunicação da igreja do que um diretor que trabalhe sozinho. Esta comissão, presidida pelo(a) diretor(a) de Comunicação, será eleita por ocasião da eleição geral dos oficiais da igreja. Individualmente, os membros da comissão podem ter responsabilidades específicas no setor da comunicação: lidar
com a imprensa, com o rádio e a televisão, com o pessoal da Internet, e com os meios de comunicação internos da igreja. Na região em que houver uma instituição da igreja, um membro de seu pessoal de Relações Públicas deve ser convidado a assistir às reuniões da comissão. (Ver Notas, #16, pág. 130.)
O pastor, que fundamentalmente responde pelo programa de comunicação de sua igreja, trabalhará em estreita colaboração, na qualidade de conselheiro, com o(a) diretor(a) de Comunicação e/ou a Comissão de Comunicação.
Relacionamento com Outros Departamentos da Igreja
Para servir adequadamente a igreja, o(a) diretor(a) de Comunicação deve estar a par
dos planos e eventos programados. Qualquer departamento auxiliar da organização da igreja pode designar alguém para fornecer notícias das atividades desse departamento ao(à) diretor(a) de Comunicação ou à Comissão de Comunicação.
Nos Grandes CentrosAdventistas
Se várias igrejas numa cidade decidirem criar uma comissão central de Comunicação, cada diretor(a) de Comunicação deve ser membro dessa comissão central e trabalhar em harmonia com todo plano geral que melhor coordene o manuseio de notícias e outras atividades relacionadas com os meios de comunicação para as diversas igrejas. A
organização dessa comissão deverá ser iniciada pelo(a) diretor(a) de Comunicação da Associação/Missão. As reuniões de tal comissão geral devem ser convocadas e presididas por um presidente escolhido pelo grupo.
Os Departamentos de Comunicação da Divisão, da União e da Associaição/Missão local providenciam instruções detalhadas para os diretores de Comunicação, e, através de materiais impressos, correspondência e outros meios, prestam constante auxílio e inspiração.
Qualificações
O(a) diretor(a) de Comunicação deve ser cuidadosamente escolhido(a) levando-se em conta estes fatores: 1) habilidade para representar devidamente a igreja, 2) juízo equilibrado, 3) capacidade de organização, 4) habilidade para escrever as notícias em forma atrativa, persuasiva e gramaticalmente correta, 5) boa vontade para cumprir responsabilidades e 6) habilidade para relacionar-se com as pessoas.
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